Passo A Passo


Menores Utilizam Mídias sociais Pra Atirar Negócios


Presente em 19 Estados brasileiros, com cinquenta e cinco lojas próprias, e também franquias, a Planet Girls faz parte da existência de várias adolescentes e jovens por todo a nação. Entretanto era preciso comparecer além. Uma marca que tem como público-alvo uma criação que vive conectada, com acesso a todo tipo de informação e, graças ao e-commerce, a todo tipo de objeto, precisava se posicionar no comércio online. Mais do que trazer esse público que está sempre conectado, era preciso conversar, interagir e conquistar. Conduzir para a internet a presença e o conceito da marca, cativando um novo público e oferecendo mais um canal pra sua clientela fiel. Foi com intenção de fortalecer o sucesso da marca e acrescentar o alcance das lojas físicas, que em julho de 2011 foi lançada a Planet Girls Store, a loja online da marca.


Ainda que um e-commerce não estivesse nos planos da Planet Girls, a corporação, atenta ao jeito e aos desejos dos seus compradores, viu uma inevitabilidade de mercado que poderia e deveria ser suprida. Tudo começou no começo do ano de 2011, com o planejamento do e-commerce: o ecommerce deveria manter a identidade da marca - neste instante tão conhecida pelas suas clientes - : jovialidade, modernidade e a potência do poder feminino.


Após seis meses de muito planejamento e experimentação, o e-commerce da Planet Girls estava pronto pra atuar no mercado. Na Planet Girls Store o público descobre no online acessórios como fichários, agendas e mochilas, e assim como linhas de sapatos, acessórios e eletrônicos, como netbooks e pendrives. Além disso, a loja online apresenta linhas exclusivas de roupas, com produtos que não são localizados nas lojas físicas. Essa foi uma solução encontrada pra um defeito que ainda atormenta diversos e-varejistas brasileiros: a possível luta entre a loja on e off-line da marca. Entretanto, como quase sempre ocorre, o começo não foi um caminho descomplicado, descomplicado e calmo. Com esse trabalho, a Planet Girls conseguiu modernizar e adaptar o projeto inicial da loja pra atender à todas as necessidades do mercado eletrônico. Para começar, foi exercido um mapeamento de todas as necessidades de fluxos de negócios e funcionalidades pro sucesso da loja virtual.


Com isso, chegou-se a conclusão que era preciso uma plataforma robusta, que entendesse do negócio de varejo de moda online. Logo em seguida, implantou-se um ERP próprio para e-commerce, que permitia múltiplas árvores de categorização, endereçamento, criação de código de barras pra SKU pai e filho, relatórios de picking pra envio dos pedidos e múltiplos endereços pros compradores.


Desse jeito, os cadastros deixaram de ser feitos manualmente dentro da plataforma, e passaram a ser automatizados. “A situação mostrava uma falha de comunicação entre o financeiro e a área de operações da corporação dentro do setor de comércio eletrônico”, explica Lima. Para acrescentar as vendas e encurtar as trocas, o e-commerce passou a contar com uma descrição detalhada de cada peça de roupas, com detalhes sobre material e tamanho das peças.


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As medidas de cada peça foram feitas, no momento de elaboração, e os detalhes cadastradas no ERP, que por sua vez, disponibiliza pra plataforma quando o objeto fica disponível pra venda. Para simplificar a identificação por parte das freguêses de seus tamanhos, a marca incluiu uma tabela de tamanhos modelo no detalhe de cada artefato.


O estoque da loja, no começo, era arrumado como o de uma loja física. Não havia mesa de expedição ou gaiola pra processar e guardar os pedidos antes do envio e não havia um recurso formal de picking, por exemplo. A reposição do estoque era feita conforme as vendas aconteciam e a mesma pessoa que cuidava do marketing e do cadastro dos produtos era responsável pelo estoque.


Foi preciso desenhar todos os fluxos operacionais, como pedido de compra dos produtos, cadastro das mercadorias, recebimento no armazém, armazenagem, coleta e expedição dos pedidos, processos de troca e devolução - com ou sem estorno financeiro. Foi preciso também, achar um espaço físico que comportasse toda a suporte necessária pra execução do e-commerce, que desde o início do planejamento, a empresa optou por estoques separados pras lojas on e off-line.


O novo centro de distribuição da loja neste momento era todo paletizado, com estantes e prateleiras para armazenar as mercadorias de modo endereçada, e adquiriu as mesas de saída e gaiolas necessárias. “O ambiente onde começamos era nanico e mal cabia as mercadorias e os funcionários”, lembra Marcelo Pinheiro, gerente de marketing e e-commerce da Planet Girls.


Com a decisão de destacar os estoques das lojas física e online, a marca acabou por inviabilizar as ações de multicanal, que é quando os canais físicos e online da loja (ou as próprias lojas) fazem operações integradas. Dessa forma, o cliente que adquirir na web não tem a suposição de deslocar-se até uma loja realizar a troca do item. “Todas as compras na loja online são tratadas diretamente no blog.